quarta-feira, 29 de março de 2017

Organização dos movimentos sociais é pauta do Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania em Natal/RN

Assessoria de Comunicação - SINTARN


Com a proposta de aperfeiçoar o protagonismo sindical no Brasil, a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) apresentará, no dia 06 de abril, em Natal/RN, a palestra “Organização dos movimentos sociais”. A temática faz parte do Curso de Formação Sindical “Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania” e estará aberto para dirigentes sindicais e profissionais liberais da Região Nordeste, com vagas limitadas.
A palestra pretende esclarecer a trajetória evolutiva do modelo sindical no Brasil, com destaque para o surgimento e a influência no processo de democratização nacional; além de ressaltar o panorama atual do país que requer fortalecimento e unidade sindical dos trabalhadores para combater a retirada de direitos. Segundo o palestrante, André Santos, é preciso conscientizar os profissionais liberais acerca da legítima representação sindical na autonomia de ações que possuem força de lei em defesa dos trabalhadores.
Muito além de informar os dirigentes sindicais e os profissionais liberais, a palestra almeja contextualizar as reivindicações sindicais desenvolvidas ao longo das décadas e demonstrar de que forma essa luta histórica impacta na vida do trabalhador, individualmente, e de forma coletiva junto às entidades representativas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 06/04 (quinta-feira)

14h00 – Abertura: Carlos Alberto S. de Azevedo – Presidente CNPL
14h30–16h00 Tema 1: “Conjuntura Econômica Brasileira: Problemas e Perspectivas” (Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pesquisador do CNPq, Fernando Ferrari Filho)
16h00 Coffee Break
16h30 - 17h30 Tema 2: Organização dos movimentos sociais (Assessor parlamentar da CNPL, André Santos)
17h30 - 18h30 Tema 3: “A importância da negociação coletiva (Assessora Jurídica e Sindical, Zilmara Alencar)

Dia 07/04 (sexta-feira)
09h00 – 10h30 Continuação Tema 3: “As reformas do governo Temer e a conjuntura política e econômica para a classe trabalhadora” (Assessor parlamentar da CNPL, André Santos)
10h30 – 12h00 Tema 4: “As entidades sindicais e as transformações no mundo do trabalho” (Assessora Jurídica e Sindical, Zilmara Alencar)
12h00 - 12h30 Sistematização/ Debates e Encerramento

Curso de Formação Sindical Região Nordeste
Data: 06 e 07 de abril
Horário: a partir das 14h
Local: Rifóles Praia Hotel & Resort, Rua Cel Inacio Vale, 8847 - Ponta Negra, Natal - Rio Grande do Norte
Informações: (61) 2103-1603

Extraído de:  http://www.cnpl.org.br/new/index.php/81-destaque/1164-organizacao-dos-movimentos-sociais-e-pauta-do-forum-sindicalismo-politica-e-cidadania-em-natal-rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário